Tema
Programa radiofônico destinado a abordar o fenômeno esporte em suas diversas possibilidades de interpretação e criação.
Objetivos Gerais
Possibilitar através de um programa radiofônico, divulgação, reflexão e diálogo para a construção de novos e diferentes olhares sobre o esporte, no intuito de explorar, ampliar e aimentar sua natureza policêmica quando concebido enquanto um fenômeno dinâmico pois é fruto da vida social humana.
Objetivos Específicos
Explorar por meio de debates e pesquisas as diversas visões que atravessam o fenômeno Esporte, tais como, a arte, música, literatura, cinema, fotografia, política, religião, filosofia, psicologia, psicanálise, sociologia, antropologia, ciência, auto-rendimento, saúde, educação e tantos outros enfoques que se mostram relacionados ao Desporto.
Promover, integrar e divulgar diálogos entre diversos sujeitos que hoje discutem e trabalham com o fenômeno Esporte na cidade de Londrina - PR e outros estado do país e do continente, como técnicos, treinadores, dirigentes, atletas amadores, profissionais e iniciantes, ex-atletas, dirigentes, patrocinadores, médicos, professores, estudantes, intelectuais, leigos e tantos outros personagens que vivem formal e informalmente as manifestações derivadas do Esporte.
Resgatar a história do esporte iniciação, amador e profissional da cidade de Londrina através de seus mais ilustres personagens além de divulgar o panorama atual do esporte de maneira contextualizada com relação a história local, regional e nacional.
Oferecer a população um contraponto conceptual acerca do Esporte com relação aos meios de comunicação de massa que operam atrelados a indústria cultural.
Problemática
Há tempos que vimos presenciando práticas que reduzem o esporte a algumas perspectivas mais dominantes e unilaterais por parte dos programas originados dos meios de comunicação de massa que se propõem a tratar o esporte no que concerne à sua divulgação e esclarecimento de temas que surgem de suas problemáticas intrínsecas.
Ao assistirmos aos programas televisivos e radiofônicos, por exemplo, presenciarmos constantemente a repetição de abordagens e interpretações acerca dos acontecimentos no âmbito do esporte. Podemos perceber, portanto, que ao abordar o Esporte, tais programas limitam-se a dar visibilidade e audiobilidade às análises provindas dos universos como o da economia, política, jurídico e médico, sucumbido, por exemplo, as interpretações artísticas, sociais e antropológicas.
Frente a esse panorama, podemos perceber um empobrecimento do fenômeno esporte comparado às infinitas possibilidades que ele carrega sem seu bojo. Não obstante, torna-se eminente a repetição exaustiva de temas e interpretações que só fazem dificultar a população, de um modo geral, criar, e recriar, significar e resignificar o Esporte a partir de novos prismas, no sentindo de se retirarem da alienação provocada pela saturação que as visões unilaterais provocam nas percepções – humanas - dos fenômenos em geral, que em nosso caso, refere-se ao Esporte.
Justificativa
Considerando que os atuais programas esportivos radiofônicos e televisivos têm lançado mão de perspectivas que reduzem o esporte aos seus aspectos que envolvem o comércio, político, jurídico e o treinamento para alto-rendimento, nossa proposta surge no sentido de propor uma ampliação das possibilidades de abordagens referentes ao fenômeno esportivo, além destas já mencionadas.
Portanto, a propostas de nosso programa radiofônico gira em torno da ação investigativa que visa resgatar, descobrir e criar novas visões sobre o esporte. Óticas como a da arte, literatura, música,cinema, jornalismo e a cultura popular, serão abordadas em nossos programas.
Para tanto, será necessário um intenso trabalho destinado a trazer para o âmbito do estúdio os diversos sujeitos que se atêm a alimentar e divulgar o caráter policêmico do fenômeno esportivo.
Com isso vislumbramos construir junto as comunidade que têm acesso direta e/ou indiretamente a web, um processo – trabalho – que possibilite enriquecer e até mesmo descortinar a riqueza do Esporte tão velada por visões monolítica e unilaterais.
Metodologia
Cronograma
Bibliografia