Alimentos Funcionais
São aqueles que contêm além de nutrientes, substâncias bioativas que fornecem benefícios à saúde, favorecendo a prevenção e o tratamento de doenças. Os componentes bioativos apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras que promovem a modulação dos processos metabólicos do organismo, prevenindo assim o surgimento de doenças degenerativas. Essas substâncias são encontradas em alimentos como hortaliças (pigmentos, fitoquímicos, polifenóis), grãos e leites fermentados. Os avanços na área da Ciência da Nutrição, em especial na clínica funcional, têm comprovado que existe uma estreita relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.
A seguir algumas substâncias científicamente comprovadas como funcionais:
Betacaroteno
Atua na redução de risco de câncer. Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento.
Encontrados em: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.
Fitoestrógenos: Isoflavonas
Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa, como também da tensão pré-menstrual. Associado a menor incidência de doenças cardiovasculares, câncer de mama, câncer de próstata, osteoporose.
Encontrados em: soja e seus derivados.
Licopeno
Está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata. Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.
Encontrados em: tomate e seus derivados, além de beterraba, pimentão e melancia.
Ômega 3
Evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminui a pressão sanguínea, aumenta o HDL plasmático (bom colesterol) e reduz o colesterol LDL (mau colesterol) e os níveis de triglicérides no sangue.
Encontrados em: peixes de águas frias, como salmão, sardinha, truta e óleo de peixes.
Antocianinas (Flavonóides)
Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Encontrados em: vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis, cerejas, jambolão, uvas, morangos, amoras vermelhas, berinjelas entre outros.
Probióticos
São microorganismos vivos que favorecem o equilíbrio da flora intestinal. Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.
Encontrados em: iogurtes e leites fermentados.
Carotenóides
Essenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos. Possuem ação estimulante do sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem o organismo contra os processos de oxidação lipídica e doenças cardiovasculares.
Encontrados em: cenoura, abóbora e mamão.
Fibras Solúveis
Retêm os ácidos e sais biliares e atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol.
Encontrados em: algumas frutas, vegetais, leguminosas (feijão, lentilha).
Fibras Insolúveis
Celulose e lignina não são digeríveis, assim, favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal. Atualmente citados como importantes fatores na redução de incidência de câncer de intestino (cólon). Encontrados em: cascas de cereais.