--
AristonEduao - 31 Mar 2009
Projeto de implantação de Sofware Livre em todo o município de Irecê
Redacao inicial:
Paulo Cesar
Um
levantamento Tecnológico em todo o município terá como objetivo identificar padrões e comportamentos tecnológicos adotados, para em seguida elaborar um esboço de um plano básico de implantação do software livre.
Identificadas as necessidades e elencadas as prioridades, partiremos para a interação com a comunidade, de onde será gerado um projeto coletivo de implantação do software livre na cidade.
É fundamental que esse projeto esteja em consonância com as políticas públicas adotadas no município, em relação ao uso do software livre, com as ações correspondentes em todo o projeto Irecê, assim como é importante que envolva todos os segmentos sociais desde a sua elaboração.
Garantirá, assim a legitimidade do processo, respeito à cultura e potenciais humanos locais e, principalmente, o sentimento de pertencimento, imprescindível para minimizar resistências e bloqueios, comuns em projetos dessa natureza.
Campanhas, eventos de divulgação, conscientização e mobilizações em prol do software livre, constituirão ações de base para a efetivação da implantação do software livre em toda a cidade.
A concepção do projeto terá por base a constituição de uma "rede livre" de comunicação digital interativa e produção de conhecimento local e global, na qual a metáfora tecnológica da "cidade digital livre" esteja presente em todas as dimensões sócio-culturais de Irecê.
O suporte técnico, assim como o treinamento de usuários em aplicativos baseados em software livre será coordenado Pelo Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira e demais colaboradores.
Concursos, oficinas, projetos e comunicação de experiências locais em eventos na área de software livre, inclusão digital e tecnologia da informação e comunicação mobilizarão a comunidade local, projetando-a no cenário nacional e fortalecendo suas bases tecnológicas edificadas a partir da filosofia e utilização prática de software livre.
Com o objetivo de integrar as iniciativas de implantação do software livre ao contexto sócio-cultural local, numa abordagem voltada para o desenvolvimento da cidadania ativa no município, a partir das dinâmicas societárias nas redes digitais, será implementado o
Programa de Cibercidadania de Ireçê.
O
Programa Cibercidadania de Ireçê pretende envolver todas as comunidades da cidade, em interações cidadãs efetivas através de dispositivos públicos decisórios e deliberativos mediados por recursos comunicacionais interativos instalados em plataformas de colaboração baseadas nos sistemas de gerenciamento de conteúdo colaborativo: TWIKI e PHP NUKE.