> > |
META TOPICPARENT |
name="Cronograma" |
ver e-mail de linhas criticas de Terça 29 de Jan de 2008
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
Linhas Críticas aceita para análise trabalhos originais relacionados com a educação, escritos em português ou espanhol. Publica as seguintes categorias: relato de pesquisa, estudo teórico, revisão crítica de literatura, relato de experiência, resenha de livro, atualidade e comunicação breve.
O artigo, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas, deverá ter entre 15 e 20 laudas digitadas em espaço 1,5, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, página A4 com 30 linhas, média de 80 caracteres por linha (total de 30.000 a 48.000 caracteres, com espaços).
Deverão ser enviadas três cópias impressas do artigo, uma cópia digitada em disquete ou CD-R e uma carta de encaminhamento assinada pelos autores (afirmando que se trata de trabalho inédito e que não foi enviado para outro periódico). Esse material não será devolvido.
Em caso de reformulação, o artigo deverá ser enviado em duas vias impressas e uma via com formatação digital (disquete ou CD-R), no prazo máximo de 45 dias.
Se o texto for aceito para publicação, pequenas alterações poderão ser introduzidas, a critério do Comitê Editorial.
Na página inicial, deverão constar os títulos do artigo em português (máximo de 12 palavras) e em inglês, sugestão de título abreviado para rodapé (máximo de cinco palavras), o nome do autor (ou autores), titulação, afiliação institucional, endereço para contato com o editor (incluindo telefone e fax) e e-mail para correspondência com os leitores.
Na página de rosto despersonalizada, deverão constar apenas os títulos do artigo em português e em inglês.
Também deverão ser encaminhados um resumo em português e um abstract em inglês, cada qual com no mínimo 100 e no máximo 150 palavras. Ao resumo devem se seguir três a seis palavras-chave (separadas por ponto); ao abstract, três a seis keywords.
O manuscrito será apreciado por membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc, que emitirão parecer de acordo com estas normas. Os avaliadores não terão conhecimento do nome e da afiliação institucional do autor e vice-versa.
O artigo reflete as opiniões de seu(s) autor(es) e não do Comitê ou do Conselho Editorial. Uma vez publicado em Linhas Críticas, pode ser reproduzido com a indicação da fonte original.
Serão fornecidos gratuitamente a cada autor quatro exemplares do número da revista em que seu artigo foi publicado.
As referências bibliográficas deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Exemplos:
– Livro: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
– Capítulo de livro: SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de universidade à universidade de idéias. In: __. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.187-234.
– Artigo em periódico: GUIMARÃES, Paulo Vicente. A contribuição do Consórcio Interuniversitário de Educação Continuada e à Distância ao desenvolvimento nacional. Caderno Linhas Críticas, Brasília, v. 2-3, n. 3-4, p. 95-106, jul. 1996-jun. 1997.
– Artigo de periódico em meio eletrônico: ALENCAR, Maria Lucília Neves Aires de. Uma contribuição ao resgate acadêmico da experiência docente. Caderno Linhas Críticas, Brasília, v. 2, n. 2, p. 28-31, abr.-jul. 1996. Disponível em: <www.unb.fe.br/linhascriticas>. Acesso em: 20 dez. 2006.
– Teses: VELLOSO, Jacques Rocha. Human capital and market segmentation: an analysis of distribution of earnings in Brazil. 1975. 430f. Tese (doutorado), School of Education. Stanford University, Palo Alto, CA, Estados Unidos.
– Citações no texto: O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data da publicação e, quando for necessário, deve-se registrar a página (FREIRE, 1996, p. 57). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor, no mesmo ano, usar a, b, c, imediatamente após a data (FREIRE, 1996a, p. 132). Para obras com mais de um autor, usar ; (ponto e vírgula) para separar os autores (AGUIAR; MELO, 2005, p. 119). Para quatro ou mais autores, indicar o primeiro seguido de et al. (TUNES et al., 1999, p. 59).
As colaborações deverão ser enviadas para:
Revista Linhas Críticas – A/C UnB? – Sala FE 3 BT 06/17 – Faculdade de Educação
Caixa Postal 04348 – CEP 70904-970 – Brasília – DF – Brasil |